Grupo de Engenharia de Microestrutura de Materiais, GEMM

O Grupo de Engenharia de Microestrutura de Materiais (GEMM) é constituído por docentes do DEMa/UFSCar, os que realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao Curso de Engenharia de Materiais e Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEM), avaliado com conceito 7 pela CAPES. O GEMM possui equipe, estrutura e equipamentos para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo: Cerâmicas Refratárias, Processamento Cerâmico, Propriedades Termomecânicas, Filtros Cerâmicos, Concretos Refratários, Cerâmicas Porosas e Cimentos Refratários. O GEMM, além de realizar importantes parcerias em nível nacional com Universidades e Institutos de Pesquisa e realização de projetos de extensão com empresas (Petróleo Brasileiro – PETROBRAS; RHI – MAGNESITA; ALCOA Alumínio), mantém, também, relacionamento com instituições do exterior: Wuhan University of Science and Technology (China); Freiberg University of Mining and Technology (Alemanha); International Federation of Education and Research of Refractories – F.I.R.E. Na sequência, mostram-ses imagens das instalações.

Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli
Telefone: +55 16 3351-8202