LDPME- Laboratório de Desenvolvimento e Processamento de Materiais para Energia

O Laboratório de Desenvolvimento e Processamento de Materiais para Energia (LDPME) é constituído por docentes do DEMa/UFSCar, os que realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao Curso de Engenharia de Materiais e Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEM), avaliado com conceito 7 pela CAPES. O LDPME possui equipe, estrutura de pesquisa e equipamentos para o desenvolvimento de materiais metálicos aplicados para armazenagem e transporte de energia. As atividades do LDPME envolvem design de novas ligas metálicas com propriedades otimizadas através de métodos de ciência dos materiais computacional, síntese e processamento termomecânico de ligas metálicas e avaliação de propriedades mecânica, eletroquímicas e de armazenagem de hidrogênio de novas ligas metálicas. O grupo de pesquisadores, além de realizar importantes parcerias em nível nacional com Universidades e Institutos de Pesquisa e realização de projetos de extensão com empresas, mantém, também, forte relacionamento com instituições do exterior: Université Grenoble Alpes (França); Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá); Max-Planck Institut Für Kohlenforschung (Alemanha); Khalifa University of Science and Technology (Emirados Árabes Unidos), Colorado School of Mines (EUA) e Concordia University (Canadá). Na sequência, mostram-se imagens das instalações.

Prof. Dr. Walter José Botta Filho
Curriculo Lattes