Laboratório de Manufatura Aditiva e Caracterização de Polímeros

O Laboratório de Manufatura Aditiva e Caracterização de Polímeros (LaMACPol) é constituído por docentes do DEMA/UFSCar, os que realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao Curso de Engenharia de Materiais e Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEM), avaliado com conceito 7 pela CAPES. O LaMACPol possui equipe, estrutura e equipamentos para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo: Processamento de Polímeros; Extrusão com Dupla Rosca de Polímeros; Degradação Termo-Mecânica de Polímeros; Monitoramento em Tempo Real (in-line) do Processo de Extrusão de Polímeros; Nanocompósitos e Blendas Poliméricas; Membranas, Filmes e Barreiras Poliméricas; Tenacificação de Plásticos; Permeação e Sorção em Polímeros; Manufatura Aditiva - Impressão 3D; Armazenamento de Hidrogênio; Scaffolds para Regeneração de Tecidos; Nanocompósitos e Blendas Poliméricas. O LaMACPol, além de realizar importantes parcerias em nível nacional com Universidades e Institutos de Pesquisa e realização de projetos de extensão com empresas, mantém relacionamento com instituições do exterior: Universidade do Minho (Guimarães/Portugal); Case Western Reserve University - CWRU (Cleveland, Ohio, USA). A seguir apresentam-se imagens das instalações.

Prof. Dr. Sebastião Vicente Canevarolo Jr.
Telefone: + 55 16 3351-8509 ..
E-mail: caneva@ufscar.br

Prof. Dr. Luiz Antonio Pessan